quinta-feira, 20 de maio de 2010

Os Ecossistemas Marinhos a Biodiversidade... os Livros

”Deixar os meninos inventar como os cientistas e os poetas”!
Cecília Meireles


O mais fascinante de tudo quando se trabalha em e com projecto, tem a ver com a transversalidade.
Como de um projecto podem nascer mil e um projectos, e mais e mais…


A propósito de ecossistemas marinhos e biodiversidade. Além do livro, “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen,trabalhamos outros títulos e autores,que nos pareceram merecer atenção, não só por se integrarem no projecto, mas sobretudo pela qualidade dos textos e mensagem implícita.


“O Dia em que o Mar Desapareceu”, de José Fanha, “Lendas do Mar”, de José Jorge Letria, “Onda”,de ,Suzy Lee e “Maria e a Estrela do Mar”, de Maria Aurora Carvalho Homem, foram os livros que trabalhamos, com muito agrado nosso e dos meninos.




O livro de José Fanha, autor que as crianças tiveram o privilégio de conhecer numa visita á biblioteca da escola, fala-nos de um mar azul, de muitos mares, todos belíssimos, cheios de peixes, peixinhos, conchas ,algas… e de como uma família de pássaros horrorosa e nada civilizada, faz desaparecer o mar.



As Lendas do Mar, trouxeram-nos a história de uma sereia, por quem um pescador se apaixona perdidamente. Uma história de amor, que podia muito bem ter acontecido na nossa praia.


Um dia cheio de sol.Uma menina curiosa.Uma onda bricalhona. Num livro sem palavras, Suzy Lee, Cria imagens que paxam pelas palavras.


Uma menina que se interroga, sobre as diferenças entre as estrelas do céu e as estrelas do mar. A proposta de Maria Aurora Carvalho Homem, que agarramos com agrado.




Porque gostamos das histórias, porque nos fizeram felizes e nos levaram para outros mares, provocaram em nós outros olhares, outros horizontes, e criaram muitas pontes! Estamos a partilha-lhas.


Se as leram, vão ver como são infinitos os nossos mares!




1 comentário: