sexta-feira, 21 de maio de 2010

PODE-SE LER MAR NOS SEUS OLHOS...


Um Prémio : Ganhamos um prémio da Ciência Viva-Projecto Menina do Mar-Ecossistemas Marinhos , e como Educadoras estamos felizes, Pelo Agrupamento, por Vila Chã, mas sobretudo ...POR ELAS, as nossas Crianças dos Jardins do Facho.


Pode-se ler Mar nos seus olhos, mesmo sem o azul irisado nas suas pupilas.


Nas nossas crianças, liquidez de alegria, horizontes de futuro, questões-respostas de onda criativa.


Nunca há Mar igual Neles e com Eles. Dias de mar sereno, outros de mar encapelado na sua vivacidade, na sua alegria, no seu navegar “bolinoso” .


E nós, Educadoras, aprendizes de timoneiras, sinaleiras de ventos e marés, à proa ou à ré, lá vamos içando velas, manobrando lemes de liberdade, contornando cabos rochosos, indicando rotas-rumos para a procura da baía da alegria.


Na navegação, o apreender a geografia do olhar, o sentido fresco do convés do sonho, o marulhar ondulante do embalo dos sentidos, o cheiro bom do iodo da vida.


O Mar de olhar vista horizonte, o Mar aqui tão perto, tão vida, tão azulgrande, verde-azul, azul-verde, de todas as cores, tão praia-mar de ostensiva beleza, de mar estrelado, de esponjoso anemonamar, de eremitas do nada perder no tudo aproveitar, das algas flamejantes e dançantes em círculos estriados na fria água, das brancas e cetinadas conchinhas namoradeiras de galantes seixos...tudo, tudo atapetado de fina dourada e macia areia.



Mareantes de sonho, a Nossa Criançada. Tanta carga ao mar da nossa rotina, do nosso lugar-comum, do nosso adulto-ser para tornar o barco sonho mais leve , a viagem mais serena.


Por culpa DELAS, navegantes e pescadoras nos tornámos!


Temos a Melhor Profissão do Mundo! Marítimas Educadoras.

Teresa e Umbelina, Educadoras de Infância

3 comentários:

  1. Fiquei muito comovida com a alegria e o amor que dão às vossas crianças, com a experiência que lhes proporcionam e por isso vos queria agradecer,
    raquel Gaspar

    ResponderEliminar
  2. Eis um trabalho digno de ser divulgado.
    É bom que todos saibam o que se faz na Educação Pré-escolar.
    Os meus PARABÉNS às Educadoras, às crianças e ao Agrupamento pelo trabalho desenvolvido.
    As vossas crianças nunca se esquecerão de vocês, do que viveram e do que sentiram.
    Maria Alberta Coelho

    ResponderEliminar
  3. Não há palavras para descrever a maravilha que deve ter sido este projecto! Parabéns pelo Prémio!
    Beijinhos Leandra Sá

    ResponderEliminar